Belo Horizonte / MG
contato@ssviagens.com.br (31)3048-1777

Polônia, da guerra ao Papa!

29 Curtidas. 1923 Visualizações

Mesmo com todos os bombardeios direcionados a Polônia, no fim da guerra a Cracóvia permaneceu vigorosa e charmosa com seus mais de mil anos de história 

Com a aproximação da XXXI jornada mundial da Juventude, que acontecerá na Cracóvia em 25 de julho a 1 de agosto de 2016, a Polônia está mais ainda no foco do turismo, principalmente do religioso.

Por ser uma país com localização privilegiada, durante a guerra foi atacada por Russos e Alemães. Mesmo sendo quase toda destruída e com o maior número de mortos da guerra o país conseguiu preservar sua riqueza cultural e  existem 14 lugares reconhecidos pela UNESCO como patrimônio mundial e outros 54 como “Monumentos Históricos”.

Durante minha visita o guia me contou que antes dos nazistas destruírem a cidade, a população conseguiu retirar artigos como lustres, adornos, móveis e os enterraram para que não fossem destruídos, também tiveram o cuidado de esconder e desenhar plantas e desenhos das fachadas dos edifícios, para assim poderem reconstruir o que consideravam uma das mais lindas cidades do leste europeu.

Para visitar Varsóvia o transporte público é muito eficiente e barato, bondes, ônibus e metrô são muito bem distribuídos e servem os principais pontos turísticos da cidade, você pode pagar diretamente dentro do transporte ou nas máquinas, o ticket custa cerca de USD0,90 por uma viagem simples ou USD4,50 para o dia todo, existe também a opção de três dias por USD8,00.

Visitei alguns dos principais pontos turísticos comecei pela praça do mercado,  a cidade velha, a praça do castelo, e o gueto.

Essa viagem sem dúvida teve o ponto alto, a Cracóvia :

Mesmo com todos os bombardeios direcionados a Polônia, no fim da guerra a Cracóvia permaneceu vigorosa e charmosa com seus mais de mil anos de história, a cidade é linda e tem um ar de cidade chique do interior. As margens do rio Vistula, a grande maioria de seus habitantes (quase 200 mil) são estudantes já que ali existem 15 escolas superiores.

O centro histórico foi reconhecido e inscrito como  patrimônio mundial em 1978, seus pontos fortes são: os casarões, o Bairro judeu, o castelo de Wael e o famoso Santuário da Divina Misericórdia .

Nos arredores uma das mais fantásticas visitas  é a antiga mina de sal de Wielicza um lugar sem igual que possui até mesmo uma capela dentro.

É um país muito católico que fortaleceu o catolicismo como nenhum outro no mundo  ao longo papado de Karol Józef Wojtyla, o  Papa João Paulo II. Apenas em Cracóvia são cerca de 140 igrejas perdendo somente para Roma em número de igrejas.

Viajei até Wadowice a cidade natal do Papa João Paulo II  que está a 50 quilômetros de Cracóvia, onde visitei a casa onde ele morou, a igreja onde foi batizado, foi coroinha e rezou missas.  Muitas igrejas não têm bancos para que os fiés sentem, assim os abrigam e serem breves.

Pela manhã visitei a casa onde viveu o Papa João Paulo II hoje um museu, pela tarde fui ao campo de concentração Auchwitz.

Auchwitz é um dos lugares mais impressionantes que já visitei, a energia do lugar mostra a barbárie que ocorreu ali. Os prédios que abrigavam os presos eram enormes,  48 campos no complexo, o mais importante Auchwitz I onde funcionava o centro administrativo, o II de extermínio o III e mais 45 outros.

A visita mesmo sendo triste vale a pena para que tenhamos uma ideia do que aconteceu e para que nunca mais se repita.

Dicas de viagem:
  • Voos: Não existem voos diretos do Brasil a Polônia,  somente com conexões na Europa.
  • Documentos: Não  é necessário visto para a Polônia a carteira de motorista do Brasil é aceita,  porém é recomendando que tenha uma internacional caso tenha algum problema.
  • Seguro: não deixe de ter um seguro de viagem mesmo que os hospitais sejam todos de primeiro mundo, qualquer coisa particular pode custar muito caro.
  • Energia elétrica: 220v. As tomadas são redondas, com pinos então leve seu adaptador.
  • Língua: Polonês nas zonas turísticas o inglês é falado.
  • Clima: de maio a outubro a temperatura é muito boa, sendo verão de muito calor de junho a agosto.
  • Roupas: Durante o inverno, o frio nas principais cidades polonesas é bem rigoroso.
  • Moeda: Zloty  quase mesmo valor do real perante ao Euro e para o Dólar.

Veja também no portal UAI

http://www.destrinchando.com.br/polonia-da-guerra-ao-papa/


PUBLICADA EM: 15/03/2022 09:41:20 | VOLTAR PARA: Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: https://malaamarela.com/



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

SS Viagens e Turismo
CNPJ: 25.836.412/0001-97

Endereço e contatos

Rua Rio Grande do Norte, 1164  - Conj.: 102
Funcionários - Belo Horizonte / MG
CEP: 30130-135

(31)3048-1777
(31)3048-1777

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.